NUM FIM DE SEMANA NA GALÉ .
.
Saímos de Lisboa para Évora na manhã de sábado, porque tínhamos agendado ver a exposição de fotografia de Sebastião Salgado, 'Génesis', que se encontra até ao fim do mês ao pé do templo romano. Sobre este magnífico conjunto de fotografias, que é apresentado como colocando o foco no mundo natural e convidando-nos a "interrogarmo-nos acerca
do estilo de vida humano atual e o seu impacto nos recursos naturais do
planeta", diz o autor o seguinte:
Os meus projetos anteriores foram périplos através das tribulações da humanidade. No entanto, este foi a minha homenagem ao esplendor da natureza. Ao viajar a pé, em embarcações, avionetas e balões, enquanto fotografava vulcões, icebergs, desertos e selvas contemplei um mundo que não mudou em milénios. Além disso, com os animais no seu habitat natural, desde pinguins, leões marinhos e baleias do Antártico e do Atlântico Sul até leões, gnus e elefantes de África, senti que era um privilégio contemplar os ciclos da vida em contínua repetição.
.
De saída do largo do templo a caminho da Praça do Giraldo, encontrámos 'A Bruxa d'Évora', onde decidimos almoçar. Com uma culinária criativa, a ementa privilegia os produtos da região, apresentando alguns pratos de caça, dos quais se provou a perdiz em massa filo.
.
Regressámos no domingo, fazendo a viagem no ferry do rio Sado, lembrando o tempo da ainda inexistente autoestrada até Grandola e almoçámos na Comporta, no moderno e invulgar 'Cavalariça'. Com uma cozinha surpreendentemente criativa, é um lugar a que voltaremos e que recomendamos.
.
.