27/09/2017

MADRID (II)

O REGRESSO À PLATEA               .
.

.
O MERCADO ANTÓN MARTÍN E O ALMOÇO NA YOKA LOKA               .
.

.
E NA DESPEDIDA DE MADRID, O EXCELENTE RESTAURANTE 'EL PESCADOR'               .
.
.

25/09/2017

SAN LORENZO DE EL ESCORIAL

O CAMPING HABITUAL               .
.
Na última etapa destas férias, ficámos, como acontece sempre que vamos a Madrid levando a caravana, no Parque de Campismo 'El Escorial' e há tanto tempo o fazemos, que sentimos este parque um pouco como uma casa nossa. Daí uma certa estranheza com a já não existência dos nossos dados  na receção e com a alteração de algumas regras de funcionamento. Talvez na próxima viagem a Madrid experimentemos outros campings, o 'Arco Iris', por exemplo, que fica mais perto da cidade e parece ter boas instalações e serviços de apoio de qualidade.
.

UMA VIAGEM GASTRONÓMICA NO RESTAURANTE ''VALHALLA''               .
.
.
E UM ALMOÇO DE ANIVERSÁRIO NO 'EL CHAROLÉS'               .
.
.

24/09/2017

SALAMANCA

ANDANDO PELA CIDADE                .
.
.
E ALMOÇANDO O EXCELENTE COCHINILLO DO RESTAURANTE 'CASA PACA'               .
.
Refeição que acompanhámos com o melhor vinho que alguma vez bebemos: um Valbuena da Adega Vega Sicília.
.
.

23/09/2017

SIMANCAS

A POVOAÇÃO                .
.
Simancas é uma pequena povoação na margem do rio Pisuerga, com um magnífico castelo do século XV, recentemente reconstruído, onde se encontra o Archivo General.
Do miradouro da povoação vê-se uma belíssima ponte romano-medieval de pedra, construída com 17 arcos, maioritariamente ogivais.
.
 .
E O ALMOÇO DE CORDERO LECHAL NO RESTAURANTE 'LAS TERCIAS'                .
.
.

19/09/2017

LAGO SANGUINET

A VIAGEM E O CAMPING DO LAGO                .
.
Saídos de Nantes, tínhamos programado iniciar a viagem de regresso lentamente e fazendo uma primeira paragem em Bordéus, mas nem tudo o que se programa se cumpre. A ponte da Aquitânia estava fechada, baralhando completamente as indicações do GPS, o que levou o L a decidir seguir para o Lago Sanguinet, onde já tínhamos estado há uns anos.
O camping em que ficámos tinha já encerrado todas as atividades, mas foi-nos permitido escolher o lugar, ter a senha de acesso à internet e o código das cancelas de entrada. Ficámos lá três dias, três dias fantásticos, na serenidade do Lago e das povoações à volta dele, ainda que às vezes alguma chuva nos tenha acompanhado.
.
 .
 BISCAROSSE, 'LA CABANE À MOULES' E 'LA CASA LUÍS'               .
.
.
Estivemos em excelentes restaurantes nestas férias. Quer os que nos eram já conhecidos, quer nos que aparecem como muito bem recomendados pelos sites da especialidade, quer nos que simplesmente encontrámos em locais que visitámos. Não foi, porém, o caso dos dois  que aqui refiro.
Na Cabane à Moules, comemos obviamente mexilhões e cada um de nós teve à frente um tacho enorme deles, como pode ver-se nas fotos abaixo. Os mexilhões eram bons, mas o molho teria precisado de apurar mais, deixar evaporar o vinho e cozinhar melhor a cebola.
Quanto à Casa Luís, em que decidimos entrar pela graça e coincidência do nome, a experiência foi péssima. A pescada, feita à maneira basca, era congelada e seca. Uma exceção, enfim, nas tão boas experiências gastronómicas deste tempo de férias.
.

.

16/09/2017

MONT SAINT MICHEL

A VIAGEM,  O LUGAR E O ALMOÇO NUM DIA DE AGUACEIROS               .
.
De Nantes ao Mont Saint Michel são cerca de 160 kms. À chegada, o carro fica num dos parques de estacionamento à entrada, fazendo-se o resto do percurso a pé, de charrete puxada por cavalos, ou num dos  autocarros que fazem gratuitamente o serviço de vai e vem. Foi um destes que apanhámos.
No momento em que chegámos, começou a chover torrencialmente e nem o pequeno guarda-chuva que tinha metido na mala impediu que ficássemos completamente encharcados; mais o L do que eu, que ainda vesti um curto impermeável que nos acompanha na caravana há anos e que poucas vezes tinha sido utilizado.
Nestas circunstâncias, entrámos no primeiro restaurante que encontrámos, o do 'Auberge Saint-Pierre',  que pode ser visto no último dos grupos de fotografias que se seguem.
.



 .

15/09/2017

SAINT NAZAIRE

UM PASSEIO ATÉ À COSTA               .
.
Saint Nazaire, na foz do Loire, fica a cerca de 60 kms de Nantes. Fomos até lá, fizemos um longo passeio pela costa, esperámos que a ponte móvel que se vê numa das fotos abrisse, desistimos e acabámos num almoço tardio no 'L'Invitation', cuja especialidade são crepes e mexilhões. Os mexilhões eram ótimos e o meu café gourmand excelente, mas nem tudo corre bem quando eu deixo à solta gestos desastrados e entorno a tulipa de cerveja sobre quem me acompanha. Antes cerveja que vinho tinto, disse o L, mas não foi bonito, não!
.
.

INSÓLITOS E CURIOSIDADES (6)

EM NANTES               .
.

14/09/2017

DA ILHA D'OLÉRON PARA NANTES

A VIAGEM, O CAMPING DE NANTES E O JANTAR NO RESTAURANTE 'TABLE DE YO'               .
.


.
UMA TARDE EM 'LA MACHINE'               .
.
Branche prototype de 'Arbre aux Hérons
.
.
Le Grand Éléphant
.
.
A CIDADE E O ALMOÇO NO 'LE MOLIÈRE'               .
.
Depois do passeio matinal no centro da cidade, tentámos almoçar no belíssimo restaurante 'La Cigale', mas sem marcação foi uma impossibilidade. Entrámos então numa das brasseries da mesma praça (Place Graslin) onde me deixei tentar por um croque-madame, salade et frites. Com cerveja, evidentemente.
.

.
A CATEDRAL E O PALÁCIO DOS DUQUES DA BRETANHA          .
.
 .

12/09/2017

DE BURGOS PARA A ILE D'OLÉRON

.
CAMPING 'LES SAUMONARDS', EM BOYARDVILLE               .
.
 .  
SAINT-PIERRE-D'OLÉRON               .
.
No fim do dia em que chegámos à ilha D'Oléron, caía  uma desagradável chuva miudinha, mas o jantar no restaurante 'Le Saint-Pierre Bistrot', onde iniciámos o "ciclo das ostras", reconfortou-nos do frio e da longa viagem.
.

.
CHÂTEAU D'OLÉRON               . 
 .
Os canais, as huitrieres, as lojas de artesanato e o almoço no restaurante 'L'Etoile de Mer', com ostras, pois claro, e moules.
.


 .
 SAINT-GEORGES-D'OLÉRON               .
.
As praias, os canais, as eclusas, e o restaurante 'La Coquille'. 
.

.