16/06/2019

O TEJO É MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA

PELO TEJO VAI-SE PARA O MUNDO               .
PARA ALÉM DO TEJO HÁ A AMÉRICA               .
E A FORTUNA DAQUELES QUE A ENCONTRAM               .
.
Este blog deve o seu nome a uma citação de Fernando Pessoa. Seria inevitável que me surgisse de imediato este conhecido poema  do seu heterónimo Alberto Caeiro, ao fazer um post sobre o Tejo e a sua ponte:

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.
O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.
O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
Pelo Tejo vai-se para o mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
O rio e a cidade, vistos do pilar 7 da  Ponte 25 de Abril, são de facto muito belos, como pode vislumbrar-se por algumas das fotografias que aí fizemos, neste fim de semana de junho.
.


.
 .
 Sala de amarração de um dos cabos principais
.

15/06/2019

REGRESSO A LISBOA

.
Tal como a chegada ao Algarve, também o regresso a Lisboa se fez a horas já pouco habituais para almoçar e nestas circunstâncias é sempre um sítio de petiscos que procuramos. Desta vez encontrámo-lo mesmo ao pé de casa. O 'Verde Mar', aberto há relativamente pouco tempo, onde comemos umas excelentes amêijoas . Registe-se que da ementa de fim de semana constam o leitão assado e o cabrito estonado, que seguramente provaremos num outro dia.
.
.

14/06/2019

SILVES

Uma cidade de casas brancas, que contrastam com as muralhas vermelho escuro do castelo.
.
 .
A SÉ CATEDRAL               .
.
 Apesar das múltiplas fases construtivas, a Sé de Silves mantém-se como o principal monumento gótico do Algarve.
.
.

13/06/2019

UM JANTAR PARTILHADO COM AMIGOS EM PORTIMÃO

NO RESTAURANTE 'MASALA HOUSE'               .
.
Nestes dias no Algarve, algumas foram as refeições que partilhámos com um casal nosso amigo que também fez pelo sul uma semana de férias. Quer em restaurantes escolhidos em conjunto, quer por convite para uma casa deles, onde fomos recebidos com a disponibilidade, generosidade e bom gosto habituais.
O Masala House foi o primeiro dos restaurantes em que nos encontrámos, naturalmente numa saborosa refeição indiana.
.
.

12/06/2019

LAGOS

Ainda que com uma enorme carga turística, Lagos continua a ser uma cidade agradável. Destaco aqui a marginal, ao fundo da qual se encontra o Forte da Ponta da Bandeira e, ao lado, a Praia da Batata.
.
.
Numa das várias ruas pedonais, encontrámos o Mar d'Estórias. Nma Igreja construída no século XV, que  foi posteriormente utilizada como armazém e quartel de bombeiros, funciona hoje uma loja com produtos variados, livros e discos, um restaurante e um bar no terraço. O edifício é surpreendente, com uma belíssima decoração e os pratos servidos no terraço são diferentes do que vulgarmente se encontra e muito bem confecionados.
.

.

10/06/2019

UMA SEMANA DE FÉRIAS NO ALGARVE

NOVAMENTE NO CAMPING DO ALVOR              .
.
  
  .
Chegámos no princípio da tarde de sábado ao Alvor, mas já não eram propriamente horas de almoço quando, depois de deixarmos a caravana no camping, fomos até ao centro da vila. Apesar disso, na simpática esplanada do Central Café, serviram-nos  uns choquinhos fritos, ameijoas e secretos grelhados, naquela hora em que os petiscos substituem cumulativamente, e neste caso bem, o almoço e o jantar.
.
 .
REGRESSO A UM RESTAURANTE JÁ NOSSO CONHECIDO               .
.
Isto é, não terá sido bem assim! Quisemos marcar o almoço de domingo no 'Restinga' e procurámos os respetivos contactos na net. Aí percebemos que afinal existem dois. O 'Restinga Praia' e o 'Restinga Ria' e pelas fotografias não conseguimos perceber em qual deles já tínhamos estado. Decidimos sem grande convicção que seria o segundo e marcámos mesa, mas quando chegámos ao restaurante que conhecíamos disseram-nos que a nossa marcação estava feita para o outro. Metemo-nos novamente no carro e demos a volta  até à marina, onde fica o 'Restinga Ria'.
.
 .
Num e noutro as ementas são à base de peixe e mariscos e ambos são bons. Mas a variedade de peixe é maior no 'Restinga Praia',  por isso lá voltámos noutras refeições, uma das quais com amigos que também estavam no barlavento algarvio nessa altura.
.
.
RIA DO ALVOR               .
.

.

03/06/2019

O MERCADO DE TORRES VEDRAS

E O RESTAURANTE 'TAWA SUSHI'               .
.
Num destes dias tive vontade de ir almoçar a um restaurante japonês. Procurei o que haveria aqui pelo Oeste e, descartando os habituais buffets que apresentam umas fatias de salmão e uns rolinhos de arroz mais ou menos coloridos, escolhi, pelas boas críticas, o 'Tawa' junto ao mercado de Torres Vedras.
Os Gyoza tinham um recheio razoavelmente saboroso e uma massa estaladiça. O chirashi é vulgar, com uma apresentação pouco cuidada e não tirando partido da variedade de peixe que o mercado ali ao lado oferece. Não entusiasmante, portanto.
.

 .