Vou deixar neste e nos seguintes posts algumas das fotografias que tirámos durante a nossa estada na cidade, dos percursos que escolhemos e dos lugares que visitámos, procurando, em relação a todos eles e como faço habitualmente, registar também a informação mais importante existente nos sites de turismo local.
A CIDADE EM FESTA
MONUMENTOS E MUSEUS
Iglesia de Santa Maria de la Antigua
Templo fundado no século XI, da inicial construção românica conservam-se a torre, rematada por capitel em forma de pirâmide, e o pórtico do século XIII. A igreja foi construída em estilo gótico no século XIV.
Iglesia Conventual de San Pablo
Igreja e antigo convento, de estilo hispano-flamenco, encomendada pelo cardeal Juan de Torquemada entre 1445 e 1468, foi posteriormente ampliada e reformada até 1616.
A Catedral e o Museo Diocesano y Catedralicio
O museu, situado no 'Real Colegio de los Padres Agustinos' conhecidos na cidade como “Los Filipinos”, ocupa várias salas e reúne uma das melhores coleções de arte oriental em Espanha, composta por objetos datados desde o século II AC até ao século
XIX. Entre eles podem ser vistos bronzes, porcelanas, esculturas e
pinturas da China, assim como armas, enfeites, marfins e outras peças
artísticas originárias das Filipinas e do Japão.
No mesmo edifício neoclássico do século XVIII encontra-se uma magnífica igreja, construída no princípio do século XX.
Museo de Arte Contemporânea - Pátio Herreriano
Situado no edifício do antigo mosteiro de San Benito, este museu tem como objetivo a promoção e divulgação da arte contemporânea espanhola.
Por as suas salas se encontrarem encerradas, só pudemos visitar um dos claustros renascentistas, em que se encontrava a exposição 'España vacía, España llena. Estrategias de conciliación' e na sala 0, de Amaya Bombín, a exposição 'Piedra'.
O Campo Grande é um parque urbano ajardinado, com a entrada principal pela mais central praça da cidade, a Plaza de Zorrilla, onde esquilos e pavões reais se passeiam entre os transeuntes a que estão claramente habituados.
No Paseo Central del Campo Grande decorria a 'Feria Cerámica Y Alfarería', com a presença de vários ceramistas nacionais e internacionais, de que destaco Jose Luis Martínez Florido, a quem adquirimos dois trabalhos.
Esta passagem comercial coberta, inaugurada em 1886 pelo comerciante Eusebio Gutiérrez, é de grande beleza e singularidade. Situa-se bastante perto da catedral, embora não nos tenha sido fácil encontrá-la. Foi uma daquelas situações em que as aplicações de que dispomos nos fazem andar à volta do lugar procurado sem que o vejamos...
A finales del siglo XVI, se la conocía como calle Nueva de San Lorenzo, por ser paralela a la calle de este nombre. En 1775, después de las obras de restauración del antiguo corral de comedias que allí estaba situado, se la llamó Plazuela del Teatro. Pasando los años el teatro se convirtió en el cine Coca, nombre de su propietario, y la plaza empezó a ser conocida popularmente como la plaza del Coca. El nombre oficial de Plaza de Martí y Monsó, está dedicado al pintor, dibujante y director de la Escuela de Bellas Artes de la ciudad de 1871 a 1912,nacido en Valencia pero afincado en Valladolid, Don José Martí y Monsó.
Sem comentários:
Enviar um comentário