22/10/2023

NUMA IDA A PENICHE

O 'PROFRESCO' NO CABO CARVOEIRO             

No dia 17, e depois de uma breve passagem por Lisboa, viemos para a casa de  Santa Cuz, para receber um móvel que tínhamos encomendado antes de sairmos de viagem.
Hoje decidimos ir até Peniche.


09/10/2023

A CAMINHO DE MELIDES

 DE NOVO NO 'DONA BIA'             

Regressados a Lisboa, mas preocupados com o longo período sem chuvas e temperaturas muito elevadas, decidimos ir até à Galé, para ver como estava o jardim. E, no caminho, almoçámos no 'Dona Bia'.


07/10/2023

DE JAEN PARA LISBOA

 Depois de termos deixado para trás os olivais de Jaén, encontrámos nesta viagem, e já na província de Badajoz, o surpreendente  'Agatxao Cooking Loft'. Num desvio de estrada e mais ou menos no meio do nada, um restaurante com uma equipa manifestamente jovem, um serviço cuidado e profissional, uma ementa variada e uma execução primorosa dos pratos que escolhemos: as zamburinhas e os mexilhões, para além do excelente presunto pata negra de entrada.



06/10/2023

JAÉN

Duas noites em Jaén, no 'Parador', situado no magnifico edifício do 'Castillo de Santa Catalina', com uma deslumbrante vista sobre a cidade e os imensos olivais da região.



No dia da  chegada decidimos ir até à catedral, que dista do Parador cerca de 3 Kms, e foi uma aventura complicada. O GPS conduziu-nos por ruelas tão estreitas que o carro, de retrovisores recolhidos, passou a milímetros das paredes, tendo havido uma altura em que parecia -pelo menos eu achava- que não passaríamos, ficando na complicada situação de não poder seguir em frente, nem fazer marcha atrás. Valeu-nos, mais uma vez, o sangue frio do L.
Depois desta experiência e de umas tantas voltas sem conseguir um lugar para estacionar, decidimos regressar ao Parador e voltar à cidade no dia seguinte, mas desta vez de táxi.
Jantámos no Parador que, infelizmente, pratica uma gastronomia que não condiz com a beleza da sala.

No dia seguinte visitámos a catedral (e o seu trifório) e os banhos árabes.





 
Depois de alguns quilómetros andados pela cidade que,  também, não é nada plana, acabámos a manhã no 'Bomborombillos', com uma das melhores refeições desta viagem.


05/10/2023

SARAGOZA

 Com estada de duas noites no 'Hotel Sauce'. Ótima localização, muito perto da Plaza del Pilar e com estacionamento acordado com um dos parques do centro da cidade.
Chegados ao hotel cerca das 19:00, fizemos um passeio pela cidade para nos situarmos em relação ao centro e às distâncias a percorrer. Acabámos a noite nas habituais tapas y cañas.

  Na manhã do dia seguinte, visitámos  as termas, o teatro e o porto fluvial romanos. Já tínhamos estado várias vezes em Saragoça, mas nunca tínhamos tido o tempo e/ou a disposição para conhecer de facto a cidade e os seus principais pontos históricos, para além, claro, da Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e da respetiva praça.

Museo Termas Publicas de Caesaraugusta


Museu do Teatro de Caesaraugusta


 
Museu do Porto Romano de Caesaraugusta e ponte sobre o Ebro vista das ruínas do porto.


Depois de um agradável e retemperador almoço no 'Syriana', visitámos, de tarde as duas catedrais de Saragoça.

 
 
 


Jantámos na esplanada do restaurante galego 'Taberna 1941' e, antes de regressarmos ao hotel, passeámos pelos becos e ruelas do bairro 'El Tubo'


04/10/2023

DE FRANÇA PARA ESPANHA

 PELA ESTRADA DE MONTANHA               

Uma longa viagem pela enorme beleza dos Pirinéus.


E uma curta paragem em Bazas para almoço. No 'Bistrot Saint-Jean'


03/10/2023

PÉRIGEUX

Em Périgeux tínhamos reserva de duas noites no  'Hotel Mercure Centre', muito bem localizado e com estacionamento próprio no local.
No dia da chegada apenas fizemos um passeio pela cidade, porque, sendo domingo, tudo estava fechado. Jantámos uns leves petiscos numa esplanada no centro histórico da cidade.

Na manhã seguinte dirigimo-nos ao posto de turismo, que, porém se encontrava fechado, assim como todo o comércio. Segunda-feira o posto de turismo só abre de tarde e tudo o resto se mantém fechado, tal como no domingo, sendo mais um dia de descanso na cidade.
Fomos à catedral e deixámos para a manhã seguinte, antes de sair de viagem, a visita  à cidade museu romana 'Vesunna', na verdade o que tinha levado o L escolher esta cidade como ponto de paragem.
 
 
As ruínas galo-romanas estão cobertas por um edifício em vidro, construído para proteger as escavações da domus de Bouquets, a poucos metros da Torre Vesunna, onde foram descobertos os restos de uma casa romana com pinturas excecionalmente bem conservadas e onde se pode apreciar a exposição de muitos artefactos descobertos nesta escavação, testemunhos do quotidiano dos 'Pétrucores' no tempo do império romano.



Não posso deixar de referir em Périgeux o '66 Degrés', um restaurante com uma cozinha criativa, numa curta ementa, cuidadosamente explicada pelo dono.
A particularidade que nunca encontrámos em qualquer outro lugar é a de ter um serviço de vinho de grandes marcas, por um dispensador elétrico em pequenas garrafas, com a temperatura e a aération adequadas a cada vinho.


01/10/2023

DIJON

 A seguinte etapa da viagem levou-nos até Dijon, onde fizemos uma reserva por duas noites no 'Adagio Access Aparthotel', bastante perto do centro histórico.
Após um primeiro passeio pela cidade na tarde da chegada, jantámos  no 'Alsacien'.


Iniciámos a manhã seguinte com a visita à 'Église de Notre-Dame', de arquitetura gótica e uma extraordinária fachada principal com 51 gárgulas.


O resto da manhã foi dedicado à visita  do  'Musée de Beaux-Arts', situado no 'Palais des Ducs et des Etats de Bourgogne'.


Almoçámos no excelente 'Para-Pluie' e a seguir visitámos a 'Cathédrale Saint-Bénigne'.



Acabámos a estada em Dijon com um jantar no simpático 'Pick & Roll'.