03/10/2023

PÉRIGEUX

Em Périgeux tínhamos reserva de duas noites no  'Hotel Mercure Centre', muito bem localizado e com estacionamento próprio no local.
No dia da chegada apenas fizemos um passeio pela cidade, porque, sendo domingo, tudo estava fechado. Jantámos uns leves petiscos numa esplanada no centro histórico da cidade.

Na manhã seguinte dirigimo-nos ao posto de turismo, que, porém se encontrava fechado, assim como todo o comércio. Segunda-feira o posto de turismo só abre de tarde e tudo o resto se mantém fechado, tal como no domingo, sendo mais um dia de descanso na cidade.
Fomos à catedral e deixámos para a manhã seguinte, antes de sair de viagem, a visita  à cidade museu romana 'Vesunna', na verdade o que tinha levado o L escolher esta cidade como ponto de paragem.
 
 
As ruínas galo-romanas estão cobertas por um edifício em vidro, construído para proteger as escavações da domus de Bouquets, a poucos metros da Torre Vesunna, onde foram descobertos os restos de uma casa romana com pinturas excecionalmente bem conservadas e onde se pode apreciar a exposição de muitos artefactos descobertos nesta escavação, testemunhos do quotidiano dos 'Pétrucores' no tempo do império romano.



Não posso deixar de referir em Périgeux o '66 Degrés', um restaurante com uma cozinha criativa, numa curta ementa, cuidadosamente explicada pelo dono.
A particularidade que nunca encontrámos em qualquer outro lugar é a de ter um serviço de vinho de grandes marcas, por um dispensador elétrico em pequenas garrafas, com a temperatura e a aération adequadas a cada vinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário