02/01/2026

BARCELONA

 Após vários anos regressámos a Barcelona, ficando hospedados no Hotel Astoria em que se encontra a exposição da obra de Ricard Opisso, ilustrador e cronista gráfico catalão.


Tendo comunicado aos amigos JP e LA a nossa ida a Barcelona, fomos convidados para um almoço com culinária tipicamente catalã no dia 28 e uma passeata guiada pelo centro histórico da cidade. 
Foi um excelente almoço, no Ca l'Agut, e um passeio com profunda informação sobre a história dos lugares visitados na Ciutat Vella (com um "bairro gótico" criado no século XX) graças à disponibilidade e cultura dos nossos amigos, começando pela bela biblioteca do Ateneu Barcelonès e acabando na Basílica de Santa Maria del Mar.



 No segundo dia na cidade, visitámos o Museu Marítim e almoçámos na Bodega Biarritz.

No terceiro dia passeámos com passagem pela Sagrada Família e pela Casa Batlló, não tendo  entrado em nenhuma, dada as intermináveis  filas, mas aproveitando para apreciar a variedade e excelência da arquitetura dos edifícios da cidade. 
Almoçámos no 'Lokal' e ainda saímos à noite para tapas no 'Maldita Barra'.


No último dia do ano, convidámos os nossos amigos JP e LA para almoço no 'Atempo', restaurante com uma estrela MIchelin.
No primeiro dia do novo ano, descemos novamente até à cidade velha, almoçando no 'Glaciar' e fizemos a pé todo o percurso de ida e regresso para o hotel. Apesar desse longo percurso, ainda saímos à noite para  um jantar no 'Neo Bistrô'.


Para finalizar esta nota sobre Barcelona, registo ainda as fotografias das duas esculturas de Josep Granyer, que se encontram no princípio e no fim da Rambla de Catalunya: a 'Jirafa Coqueta' e o 'Brau Meditant'.

Sem comentários:

Enviar um comentário