Iniciámos esta viagem de setembro por uma etapa de cerca de 650 Kms, entre Lisboa e Alcalá de Henares, cidade universitária e terra natal de Cervantes. Ficámos alojados por duas noites no Parador.
Na tarde da chegada, passeámos pela Calle Mayor, picoteámos por lá e parámos na Plaza Cervantes até à passagem da procissão da Virgen del Val, cujo andor foi recebido no Ayuntamiento.
A Calle Mayor tem a particularidade de ser a rua com pórticos de ambos os lados mais comprida de Espanha (396 ms). É a mais importante do centro histórico e onde se encontra a Casa Natal de Cervantes.
No dia seguinte, começámos a manhã por visitar o Palácio Laredo, um edifício do século XIX, constituído por uma mistura de elementos arquitetónicos, escultóricos e decorativos de inspiração diversa, mas especialmente neomudéjar. Um conjunto fascinante de salas, torres e mirantes, alpendres, terraços e jardins.
Visitámos o Museo Casa Natal de Cervantes e a Catedral magistral
Almoçámos no 'Plademunt' e à tarde fizemos uma visita guiada ao 'Corral de Comedias', um teatro-museu vivo, espaco para representação de comédias, cuja inauguração, numa configuração mais básica do que a atual, ocorreu em 1602. Até então, as companhias (ambulantes) montavam os palcos no espaço público e as pessoas assistiam em pé.
Sem comentários:
Enviar um comentário