21/09/2023

BÉZIERS



Chegados ao fim da tarde após uma longa viagem, ainda tivemos energia, apesar da chuva, para fazer um primeiro passeio até à Place Jean Jaurès, no centro da cidade. E mesmo uma tentativa frustrada, e para mim bastante cansativa, de ir ver a ponte do rio Orb sobre o Canal du Midi.
Em Béziers ficámos duas noites no simpático 'Hotel In Situ', que tem na decoração a intervenção de alguns artistas conhecidos, entre os quais Hervé Di Rosa, cuja exposição eu tinha visto em Lisboa no MAAT, e os graffiti de MIST na garagem.

No dia seguinte de manhã fizemos visitas à 'Cathédrale St.Nazaire', construída sobre as ruínas de uma antiga catedral românica incendiada durante a cruzada contra os cátaros no início do século XIII e reconstruida, mais majestosa e austera. no século XV; e, em seguida, à 'Eglise de St. Madeleine', de arquitetura  românica e lugar de um dos acontecimentos mais sangrentos da cruzada acima referida.



Após um almoço de moules no jardim da Praça Jean Jaurés, fomos até Pézenas, cidade que constitui atração turística, situada entre Béziers e Montpellier e, ao fim da tarde, às '9 écluses de Fonseranes'.


Na cidade encontra-se a estátua de Pierre-Paul Riquet, o construtor do Canal du Midi.


Sem comentários:

Enviar um comentário