14/11/2024

TURISTANDO POR LISBOA (17)

Restaurantes genuinamente italianos em Lisboa são raros. Quase todos os "restaurantes italianos" da cidade são de portugueses que, aparentemente, nem sequer foram a Itália para perceber a filosofia culinária de qualquer das regiões, gastronomicamente muito diversas, do "Bel Paese".
Hoje, descobrimos um dos genuínos num bairro talvez improvável, o de Benfica. 
Provámos o 'antipasto' de 'bresaola', uma 'pizza Napoli' e uma 'pasta alla forma'', ou seja, confecionada em caçarola forrada de Parmigiano.
 


09/11/2024

GRUPO 'AS SARDINHADAS'

A retomar os convívios deste grupo, há algum tempo inativo, fizemos um jantar cá em casa. Aproveitando o facto de ser véspera de S. Martinho, o tema foi as castanhas, quer como um dos acompanhamentos do prato principal e do café  (marrons glacès), quer em poemas transcritos para marcadores de lugares à mesa.
Para entrada, espargos com molho holandês, prato principal pernas de borrego no forno, acompanhadas, além das castanhas assadas, por cogumelos e choucroute. A sobremesa foi ananás flambé, preparado, como é hábito, pelo L.

23/10/2024

15/10/2024

JANTAR EM NOSSA CASA

Com convite à minha filha, ao seu companheiro e amigxs ML e VS, tivemos como entrada salada de tomates variados com molho de manjericão. Abrimos a paleta de bellota comprada em Jabugo. O resto do jantar foi, por opção do L, feito na presença de todxs: carne  grelhada, com 4 molhos, acompanhamento de legumes assados no forno e batatas com cenoura e cherovia. Houve ananás flambé para sobremesa.


08/10/2024

LANÇAMENTO DO CD 'ARCA DO NOÉ'

Estive na Sociedade Portuguesa de Autores, na apresentação do cd do espetáculo exibido no Teatro Capitólio e gravado pela RTP, no passado mês de maio.

04/10/2024

NO SEIXAL

 NO RESTAURANTE 'O BISPO'

No jantar homenagem organizado pelo amigo Vítor Sarmento, dono do restaurante, ao Carlos Alberto Moniz.

02/10/2024

E REFRESSO A CASA...

 Na manhã da saída ainda tomei o pequeno almoço no hotel, na companhia dos pardais, que entram sem qualquer cerimónia no átrio.

01/10/2024

CÓRDOBA - 5º DIA

 Fizemos, de manhã, um passeio longo pelas ruas da 'Judería' (As duas primeiras fotografias são da típica Calleja del Indiano) e visitámos os 'Baños del Alcázar Califal'.


Almoçámos no 'Umaueyon', que se diz Libanês/Marroquino, mas onde, para surpresa nossa, me serviram uma tagine de frango coberta de batatas fritas!


Após o almoço, visitámos a Sinagoga.


À noite e na despedida da cidade, fizemos um jantar de tapas na 'Bodega Mezquita Riberas'.


30/09/2024

CÓRDOBA - 4º DIA

Programámos para este dia a visita à Mezquita-Catedral, uma floresta mágica de arcos brancos e vermelhos sobre colunas em mármore alternadas em verde e rosa, numa mistura de estilos arquitetónicos sobrepostos, ao longo de nove séculos de construções e remodelações.
Sendo um símbolo do legado muçulmano, em parte dela foi construída a catedral gótica.

Em seguida dirigimo-nos para a Igreja de San Agustín, cujo início de construção é de 1328, mas que teve nos séculos XVI  e XVII profundas alterações.

Almoçámos no 'Arbequina', numa sala construída sobre uma vila romana, que está visível por baixo do chão da sala que é em vidro. O restaurante, referência Michelin,  situa-se no Hotel Hospes.


29/09/2024

CÓRDOBA - 3º DIA

Visitámos, pela manhã, o Museo Julio Romero de Torres, pintor nascido na cidade em fins do século XIX e o  Museo de Bellas Artes.


No percurso deste dia passámos pela Plaza del Potro, pela de la Corredera e ainda pelo templo romano, que data do século I e  junto doo qual foi construído o edifício do Ayuntamiento .




No fim do dia quisemos variar em relação à culinária cordobesa e uma pesquisa sobre restaurantes na zona próxima do hotel levou-nos a descobrir e experimentar o 'Damasco', escolha que acabámos por considerar muito interessante.


28/09/2024

CÓRDOBA - 2º DIA

Iniciámos o dia com uma visita ao Museo Arqueológico. Nas ruas, a cada passo, encontram-se entradas para magníficos 'Patios', característicos da cidade. E numa das ruas que percorremos, encontra-se uma escultura em bronze, de José Manuel Belmonte, que homenageia os vizinhos que deles cuidam.


Visitámos depois o 'Palacio de Viana' e, por fim, o 'Alcázar de los Reyes Cristianos'




27/09/2024

EM VIAGEM PARA CÓRDOBA

Parámos em Zafra para um almoço no nosso já conhecido 'Acebuche', neste dia de comemoração do aniversário do L.


 Chegados a Córdoba e após o check-in no 'Eurostars Conquistador' em que tínhamos reservado um quarto com vista para a Mezquita-Catedral saímos para um passeio, tendo resolvido apanhar um dos autocarros turísticos para ficarmos com uma melhor ideia geral da cidade e de lugares relevantes para visitarmos nos dias seguintes.

Jantámos na 'Casa Pepe de la Judería' e, no regresso ao hotel, assistimos a alguns momentos do espetáculo multimédia, que encerrou o encontro das cidades património da humanidade.



21/09/2024

ANÓNIMOS DE ABRIL

 O espetáculo a que assistimos no Cine Granadeiro em Grândola, também promovido pela Câmara Municipal e ainda integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril,  pretende dar a conhecer outros protagonistas da  luta pela liberdade e democracia para além daqueles que são comummente  reconhecidos, cidadãos e cidadãs que foram de alguma forma determinantes ou simbólicos para a revolução.


20/09/2024

GRÂNDOLA

 BIBLIOTECA MUNICIPAL

Tendo ainda como referência a comemoração dos 50 anos do 25 de abril em Grândola (outros momentos foram registados aqui e aqui), a Biblioteca Municipal apresentou uma exposição sobre o SAAL - Serviço  de Apoio Ambulatório Local no concelho.

O SAAL, uma medida  de política pública de habitação implementada logo após o 25 de abril de 1974 e extinta em 1976,  foi um programa à escala nacional, ancorado na participação democrática na construção de habitação, segundo as necessidades e vontade das pessoas.

Em Grândola são dessa época os bairros  Vale Pereiro e Canal Caveira, desenhados pelo arquiteto Manuel Tainha.