14/11/2024
TURISTANDO POR LISBOA (17)
11/11/2024
09/11/2024
GRUPO 'AS SARDINHADAS'
A retomar os convívios deste grupo, há algum tempo inativo, fizemos um jantar cá em casa. Aproveitando o facto de ser véspera de S. Martinho, o tema foi as castanhas, quer como um dos acompanhamentos do prato principal e do café (marrons glacès), quer em poemas transcritos para marcadores de lugares à mesa.
Para entrada, espargos com molho holandês, prato principal pernas de borrego no forno, acompanhadas, além das castanhas assadas, por cogumelos e choucroute. A sobremesa foi ananás flambé, preparado, como é hábito, pelo L.
07/11/2024
06/11/2024
TURISTANDO POR LISBOA (14)
CULINÁRIAS DE OUTRAS TERRAS
No Martim Moniz, coração do multiculturalismo da cidade, almoço no 'AAGAN'
23/10/2024
PENICHE
Regresso ao restaurante 'A Sardinha' para um almoço de caldeirada.
Nova visita ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, agora já com mais informação e novas alas abertas.
15/10/2024
JANTAR EM NOSSA CASA
Com convite à minha filha, ao seu companheiro e amigxs ML e VS, tivemos como entrada salada de tomates variados com molho de manjericão. Abrimos a paleta de bellota comprada em Jabugo. O resto do jantar foi, por opção do L, feito na presença de todxs: carne grelhada, com 4 molhos, acompanhamento de legumes assados no forno e batatas com cenoura e cherovia. Houve ananás flambé para sobremesa.
13/10/2024
10/10/2024
08/10/2024
LANÇAMENTO DO CD 'ARCA DO NOÉ'
Estive na Sociedade Portuguesa de Autores, na apresentação do cd do espetáculo exibido no Teatro Capitólio e gravado pela RTP, no passado mês de maio.
04/10/2024
NO SEIXAL
NO RESTAURANTE 'O BISPO'
No jantar homenagem organizado pelo amigo Vítor Sarmento, dono do restaurante, ao Carlos Alberto Moniz.
02/10/2024
E REFRESSO A CASA...
Na manhã da saída ainda tomei o pequeno almoço no hotel, na companhia dos pardais, que entram sem qualquer cerimónia no átrio.
01/10/2024
CÓRDOBA - 5º DIA
Fizemos, de manhã, um passeio longo pelas ruas da 'Judería' (As duas primeiras fotografias são da típica Calleja del Indiano) e visitámos os 'Baños del Alcázar Califal'.
Almoçámos no 'Umaueyon', que se diz Libanês/Marroquino, mas onde, para surpresa nossa, me serviram uma tagine de frango coberta de batatas fritas!
À noite e na despedida da cidade, fizemos um jantar de tapas na 'Bodega Mezquita Riberas'.
30/09/2024
CÓRDOBA - 4º DIA
Programámos para este dia a visita à Mezquita-Catedral, uma floresta mágica de arcos brancos e vermelhos sobre colunas em mármore alternadas em verde e rosa, numa mistura de estilos arquitetónicos sobrepostos, ao longo de nove séculos de construções e remodelações.
Sendo um símbolo do legado muçulmano, em parte dela foi construída a catedral gótica.
Em seguida dirigimo-nos para a Igreja de San Agustín, cujo início de construção é de 1328, mas que teve nos séculos XVI e XVII profundas alterações.
Almoçámos no 'Arbequina', numa sala construída sobre uma vila romana, que está visível por baixo do chão da sala que é em vidro. O restaurante, referência Michelin, situa-se no Hotel Hospes.
29/09/2024
CÓRDOBA - 3º DIA
Visitámos, pela manhã, o Museo Julio Romero de Torres, pintor nascido na cidade em fins do século XIX e o Museo de Bellas Artes.
28/09/2024
CÓRDOBA - 2º DIA
Iniciámos o dia com uma visita ao Museo Arqueológico. Nas ruas, a cada passo, encontram-se entradas para magníficos 'Patios', característicos da cidade. E numa das ruas que percorremos, encontra-se uma escultura em bronze, de José Manuel Belmonte, que homenageia os vizinhos que deles cuidam.
27/09/2024
EM VIAGEM PARA CÓRDOBA
Parámos em Zafra para um almoço no nosso já conhecido 'Acebuche', neste dia de comemoração do aniversário do L.
Jantámos na 'Casa Pepe de la Judería' e, no regresso ao hotel, assistimos a alguns momentos do espetáculo multimédia, que encerrou o encontro das cidades património da humanidade.
21/09/2024
ANÓNIMOS DE ABRIL
O espetáculo a que assistimos no Cine Granadeiro em Grândola, também promovido pela Câmara Municipal e ainda integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, pretende dar a conhecer outros protagonistas da luta pela liberdade e democracia para além daqueles que são comummente reconhecidos, cidadãos e cidadãs que foram de alguma forma determinantes ou simbólicos para a revolução.
20/09/2024
GRÂNDOLA
O SAAL, uma medida de política pública de habitação implementada logo após o 25 de abril de 1974 e extinta em 1976, foi um programa à escala nacional, ancorado na participação democrática na construção de habitação, segundo as necessidades e vontade das pessoas.
Em Grândola são dessa época os bairros Vale Pereiro e Canal Caveira, desenhados pelo arquiteto Manuel Tainha.