25/12/2024

UMA CEIA DE CONSOADA ATRIBULADA

 Tínhamos agendada para o dia 23 a substituição do exaustor de cozinha, mas estava tudo preparado para que a ceia de consoada com a família mais próxima se realizasse em Lisboa, já com o exaustor montado e a funcionar. Porém e por azar, nessa montagem aconteceu uma perfuração de um cano de gás...
Fechado  de imediato o gás na torneira de segurança, concluímos que não conseguiríamos, numa véspera de Natal, resolver o problema. Então pegámos em tudo o que havíamos programado para a refeição e arranjos de mesa natalícios e viemos para Santa Cruz.

Foi uma ceia tradicional, com peru recheado, bolo-rei, broinhas, coscorões, frutos secos, etc, com filha, companheiro e netxs.

No dia de Natal, num belo dia de sol, o almoço ainda foi partilhado com a neta M e a sua companheira.

12/12/2024

UM "SALTINHO" A BADAJOZ

Tendo passado uns dias na Galé, fomos, por decisão repentina do L, almoçar a Badajoz. Gorando-se as duas primeiras escolhas de restaurante, por se encontrarem totalmente reservados, almoçámos no 'Picón',  onde comemos umas deliciosas anchovas.
Depois... bem... depois, foi uma chuvada até ao parque de estacionamento (e nós sem guarda-chuva...), umas compras no El Corte Inglês e uma inesperada dificuldade em encontrar o carro. Mais corretamente, em encontrar o parque de estacionamento, que não era, como estávamos convictos, o do ECI, mas um dos três que ali se encontram interligados.
Mas no regresso, fomos brindados com um belíssimo pôr do sol!

 

07/12/2024

MAIS UMA VEZ NO SEIXAL

 ... e no Restaurante 'O Bispo', lugar de encontros e reencontros, desta vez no lançamento do livro com a biografia e a discografia completa, em 11 CDs, do Luís Cília.

30/11/2024

'AS SARDINHADAS' E OUTROS GRUPOS DE AMIGXS

A retomar os convívios do grupo 'As Sardinhadas', há algum tempo inativo, fizemos, com todxs xs amigxs que o compõem, dois jantares cá em casa.
No primeiro, no dia 9/11, aproveitando o facto de ser véspera de S. Martinho, o tema foi as castanhas, quer como um dos acompanhamentos do prato principal e do café  (marrons glacès), quer em poemas transcritos para marcadores de lugares à mesa.
Para entrada, espargos com molho holandês, prato principal pernas de borrego no forno, acompanhadas, além das castanhas assadas, por cogumelos e choucroute. A sobremesa foi ananás flambé, preparado, como é hábito, pelo L.
No segundo, no dia 30/11, optámos por uma refeição indiana, com raitas de pepino com coentro e hortelã e de cebola com cominhos, achar de manga e chutney de tamarindo; caril de camarão, lentilhas e arroz basmati; e, para sobremesa, bebinca.


Com o grupo de amigas com quem partilhamos várias refeições e outros encontros, a ementa no dia 23/11, foi de peixe assado com inspiração italiana (temperado com tomate seco, azeitonas e alcaparras), tendo havido para entrada duas conchas individuais, uma de salmão marinado com espuma de laranja e outra de tataki de atum.

25/11/2024

DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

 A manifestação em Lisboa, que partiu do Largo do Intendente e acabou no Rossio, contou, este ano, com mais gente nova do que é hábito, deixando-me com uma melhor, ainda que ténue, esperança no futuro.
Com um grupo de amigas solidárias e sempre presentes, acabei o dia na Casa do Alentejo, onde se encontrava, no átrio de entrada, uma exposição sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira.


18/11/2024

TURISTANDO POR LISBOA (18)

 Bem perto de casa, existe um espaço verde que engloba duas antigas quintas com matas e jardins recuperados e  abertas  ao público no princípio deste século: a Quinta das Conchas e a dos Lilases. É um excelente espaço para caminhadas.


14/11/2024

TURISTANDO POR LISBOA (17)

 
Restaurantes genuinamente italianos em Lisboa são raros. Quase todos os "restaurantes italianos" da cidade são de portugueses que, aparentemente, nem sequer foram a Itália para perceber a filosofia culinária de qualquer das regiões, gastronomicamente muito diversas, do "Bel Paese".
Hoje, descobrimos um dos genuínos num bairro talvez improvável, o de Benfica. 
Provámos o 'antipasto' de 'bresaola', uma 'pizza Napoli' e uma 'pasta alla forma'', ou seja, confecionada em caçarola forrada de Parmigiano.
 


23/10/2024

15/10/2024

JANTAR EM NOSSA CASA

Com convite à minha filha, ao seu companheiro e amigxs ML e VS, tivemos como entrada salada de tomates variados com molho de manjericão. Abrimos a paleta de bellota comprada em Jabugo. O resto do jantar foi, por opção do L, feito na presença de todxs: carne  grelhada, com 4 molhos, acompanhamento de legumes assados no forno e batatas com cenoura e cherovia. Houve ananás flambé para sobremesa.


08/10/2024

LANÇAMENTO DO CD 'ARCA DO NOÉ'

Estive na Sociedade Portuguesa de Autores, na apresentação do cd do espetáculo exibido no Teatro Capitólio e gravado pela RTP, no passado mês de maio.

04/10/2024

NO SEIXAL

 NO RESTAURANTE 'O BISPO'

No jantar homenagem organizado pelo amigo Vítor Sarmento, dono do restaurante, ao Carlos Alberto Moniz.

02/10/2024

E REGRESSO A CASA...

 Na manhã da saída ainda tomei o pequeno almoço no hotel, na companhia dos pardais, que entram sem qualquer cerimónia no átrio.

01/10/2024

CÓRDOBA - 5º DIA

 Fizemos, de manhã, um passeio longo pelas ruas da 'Judería' (As duas primeiras fotografias são da típica Calleja del Indiano) e visitámos os 'Baños del Alcázar Califal'.


Almoçámos no 'Umaueyon', que se diz Libanês/Marroquino, mas onde, para surpresa nossa, me serviram uma tagine de frango coberta de batatas fritas!


Após o almoço, visitámos a Sinagoga.


À noite e na despedida da cidade, fizemos um jantar de tapas na 'Bodega Mezquita Riberas'.


30/09/2024

CÓRDOBA - 4º DIA

Programámos para este dia a visita à Mezquita-Catedral, uma floresta mágica de arcos brancos e vermelhos sobre colunas em mármore alternadas em verde e rosa, numa mistura de estilos arquitetónicos sobrepostos, ao longo de nove séculos de construções e remodelações.
Sendo um símbolo do legado muçulmano, em parte dela foi construída a catedral gótica.

Em seguida dirigimo-nos para a Igreja de San Agustín, cujo início de construção é de 1328, mas que teve nos séculos XVI  e XVII profundas alterações.

Almoçámos no 'Arbequina', numa sala construída sobre uma vila romana, que está visível por baixo do chão da sala que é em vidro. O restaurante, referência Michelin,  situa-se no Hotel Hospes.


29/09/2024

CÓRDOBA - 3º DIA

Visitámos, pela manhã, o Museo Julio Romero de Torres, pintor nascido na cidade em fins do século XIX e o  Museo de Bellas Artes.


No percurso deste dia passámos pela Plaza del Potro, pela de la Corredera e ainda pelo templo romano, que data do século I e  junto doo qual foi construído o edifício do Ayuntamiento .




No fim do dia quisemos variar em relação à culinária cordobesa e uma pesquisa sobre restaurantes na zona próxima do hotel levou-nos a descobrir e experimentar o 'Damasco', escolha que acabámos por considerar muito interessante.


28/09/2024

CÓRDOBA - 2º DIA

Iniciámos o dia com uma visita ao Museo Arqueológico. Nas ruas, a cada passo, encontram-se entradas para magníficos 'Patios', característicos da cidade. E numa das ruas que percorremos, encontra-se uma escultura em bronze, de José Manuel Belmonte, que homenageia os vizinhos que deles cuidam.


Visitámos depois o 'Palacio de Viana' e, por fim, o 'Alcázar de los Reyes Cristianos'