23/06/2024

UM ALMOÇO PARA DOIS EM CASA

 ... ainda com um gosto italiano, porque acompanhado por um 'Vermentino', que nos tinha sido oferecido pelo Hotel Bristol na anterior e mais recente estada em Genova.

JÁ EM LISBOA

 ...mas tentando manter o espírito de viageiros, fomos até à Gulbenkian, passeámos pelos jardins da Fundação e visitámos o museu.

21/06/2024

GUARDA

 HOTEL 'VERSATILE'

Como tínhamos tudo dentro do carro, porque chegámos demasiado cedo à cidade para ir para  o hotel, resolvemos estacionar perto do centro e entrámos no que se revelou ser a sala de refeições da Pensão Residencial Beira Serra.
Para jantar, seguimos a sugestão da amiga  EC e fomos ao 'Alma Guarda'.


O dia seguinte foi dedicado a conhecer a cidade. Apanhámos um táxi que nos deixou às portas da 'Sé da Guarda'. Trata-se de uma construção gótica monumental em granito, com entrada pelo transepto. Visitámos também a respetiva cobertura.

Igualmente no centro histórico, visitámos a  'Torre dos Ferreiros',  em cujo topo se encontra um miradouro e para onde se sobe por um elevador exterior recentemente instalado e que constituía um dos baluartes da muralha.
Visitámos também a 'Igreja da Misericórdia'.



Fizemos um passeio pela judiaria e fomos ver a exposição do 'Museu da Guarda', essencialmente sobre a história da ocupação humana da região e da cidade.
Almoçámos na 'Tasquinha', uma animada  e típica "casa de pasto".

Após o almoço, regressámos ao centro cultural para ver uma exposição temporária de serigrafias de Salvador Dali, com temática de ilustração de obras literárias, sob a designação de 'Pequenas grandes histórias ilustradas - Fábulas de La Fontaine, Pantagruel, Dom Quixote'.

20/06/2024

DE SALAMANCA PARA A GUARDA

 COM PASSAGEM POR 'SIEGA VERDE'

A escolha da Guarda, como cidade intermédia entre Salamanca e Lisboa, visou incluir uma componente de turismo nacional na viagem.
É interessante referir que no percurso entre Salamanca e a Guarda, que optámos por fazer fora da autoestrada, fomos ao Sítio arqueológico 'Siega Verde', perto de Ciudad Rodrigo, que não pudemos visitar, para além do centro interpretativo, por descoordenação de horas com as visitas de grupo guiadas.

19/06/2024

SALAMANCA

 Hotel 'HOSPES PALACIO DE SAN ESTEBAN'

Como chegámos sobre a hora de almoço e estava a chover, decidimos almoçar no restaurante do hotel, 'El Monje'.

Durante a tarde optámos por visitar lugares da cidade que nas viagens anteriores a Salamanca nos tinham passado sem a devida atenção. Concretamente, fomos visitar o 'Museo de Art Nouveaux y Art Deco - Casa Lis'.


Fizemos seguidamente um passeio a pé até à Plaza Mayor e jantámos no 'El Mesón de Gonzalo'.

No dia seguinte, visitámos o 'Convento de San Esteban' e também o 'Convento de las Dueñas'.

Após longa caminhada para irmos almoçar num restaurante que encontrámos fechado, regressámos à zona da Plaza Mayor e à nossa já familiar 'Casa Paca', tendo passado antes pelo mercado central de Salamanca, obra também do Arquiteto da Casa Lis, Joaquín de Vargas y Aguirre.




17/06/2024

LOGROÑO

 Hotel SERCOTEL PORTALES

Após passeio pela zona de bares de tapas e pinchos, bebermos una caña e comermos uma tapa no 'El Muro', escolhemos jantar no 'Pasión por Ti' umas portas adiante.

No segundo dia fizemos um passeio até ao Rio Ebro e à 'Puente de Piedra', visitámos a Concatedral de 'Santa María de la Redonda', passámos pela 'Ymperial Iglesia de Santa María de Palacio', que se encontrava encerrada e entrámos na 'Iglesia de San Bartolomé'.


Regressámos à 'Calle del Laurel' para almoço no 'Iruña'.

15/06/2024

CARCASSONNE

 Hotel DONJON.

Chegámos ao parque de estacionamento do hotel no terreiro fora das muralhas, após o que o pessoal de apoio aos hóspedes foi buscar as malas.
Fizemos um passeio a pé pela cidadela e jantámos no 'Comte Roger'.

No segundo dia fizemos a visita ao castelo, que domina o recinto fortificado da cidadela e visitámos a 'Basilique Saint Nazaire et Saint Celse'.

Almoçámos no 'Chez Christine', onde degustámos o ex libris culinário da região, que é o cassoulet

13/06/2024

AOSTA

Estada de duas noites no OMAMA HOTEL, o alojamento mais colorido em que alguma vez estivemos.

Escolhemos fazer parte do percurso fora da autoestrada, para tentarmos encontrar um restaurante para almoço, em vez da opção de almoçar nas estações de serviço. Foi assim que, numa pequena vila chamada Balocco, encontrámos 'L'Osteria', onde a refeição foi excelente, acompanhada por vinho a copo da região.


Chegados a Aosta fizemos um passeio pelo centro histórico, passando pela 'Porta Praetoria', até chegarmos a um beco em que se vê parte do Teatro Romano, que está em obras, apenas se podendo vislumbrar algumas perspetivas a partir das vedações.
O jantar foi de pizze, para não sairmos mais uma vez de Itália sem as comer, no 'La Piazzetta'.

O segundo dia em Aosta foi de visita ao 'Museo Archeologico', à 'Cattedrale' e ao 'Criptoportico' do antigo forum romano.


Passeámos ainda até ao 'Arco de Augusto', que se encontra em restauro e rodeado de andaimes, e pela ponte romana.

O jantar foi no 'Paolo Griffa al Caffè Nazionale', para um espetacular e criativo menu de degustação.