21/06/2024

GUARDA

HOTEL 'VERSATILE'

Como tínhamos tudo dentro do carro, porque chegámos demasiado cedo à cidade para ir para  o hotel, resolvemos estacionar perto do centro e entrámos no que se revelou ser a sala de refeições da Pensão Residencial Beira Serra.
Para jantar, seguimos a sugestão da amiga  EC e fomos ao 'Alma Guarda'.

O dia seguinte foi dedicado a conhecer a cidade. Apanhámos um táxi que nos deixou às portas da 'Sé da Guarda'. Trata-se de uma construção gótica monumental em granito, com entrada pelo transepto. Visitámos também a respetiva cobertura.

Igualmente no centro histórico, visitámos a  'Torre dos Ferreiros',  em cujo topo se encontra um miradouro e para onde se sobe por um elevador exterior recentemente instalado e que constituía um dos baluartes da muralha.
Visitámos também a 'Igreja da Misericórdia'.

Fizemos um passeio pela judiaria e fomos ver a exposição do 'Museu da Guarda', essencialmente sobre a história da ocupação humana da região e da cidade.
Almoçámos na 'Tasquinha', uma animada  e típica "casa de pasto".

Após o almoço, regressámos ao centro cultural para ver uma exposição temporária de serigrafias de Salvador Dali, com temática de ilustração de obras literárias, sob a designação de 'Pequenas grandes histórias ilustradas - Fábulas de La Fontaine, Pantagruel, Dom Quixote'.