30/11/2024

'AS SARDINHADAS' E OUTROS GRUPOS DE AMIGXS

A retomar os convívios do grupo 'As Sardinhadas', há algum tempo inativo, fizemos, com todxs xs amigxs que o compõem, dois jantares cá em casa.
No primeiro, no dia 9/11, aproveitando o facto de ser véspera de S. Martinho, o tema foi as castanhas, quer como um dos acompanhamentos do prato principal e do café  (marrons glacès), quer em poemas transcritos para marcadores de lugares à mesa.
Para entrada, espargos com molho holandês, prato principal pernas de borrego no forno, acompanhadas, além das castanhas assadas, por cogumelos e choucroute. A sobremesa foi ananás flambé, preparado, como é hábito, pelo L.
No segundo, no dia 30/11, optámos por uma refeição indiana, com raitas de pepino com coentro e hortelã e de cebola com cominhos, achar de manga e chutney de tamarindo; caril de camarão, lentilhas e arroz basmati; e, para sobremesa, bebinca.


Com o grupo de amigas com quem partilhamos várias refeições e outros encontros, a ementa no dia 23/11, foi de peixe assado com inspiração italiana (temperado com tomate seco, azeitonas e alcaparras), tendo havido para entrada duas conchas individuais, uma de salmão marinado com espuma de laranja e outra de tataki de atum.

25/11/2024

DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

 A manifestação em Lisboa, que partiu do Largo do Intendente e acabou no Rossio, contou, este ano, com mais gente nova do que é hábito, deixando-me com uma melhor, ainda que ténue, esperança no futuro.
Com um grupo de amigas solidárias e sempre presentes, acabei o dia na Casa do Alentejo, onde se encontrava, no átrio de entrada, uma exposição sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira.


18/11/2024

TURISTANDO POR LISBOA (18)

 Bem perto de casa, existe um espaço verde que engloba duas antigas quintas com matas e jardins recuperados e  abertas  ao público no princípio deste século: a Quinta das Conchas e a dos Lilases. É um excelente espaço para caminhadas.


14/11/2024

TURISTANDO POR LISBOA (17)

 
Restaurantes genuinamente italianos em Lisboa são raros. Quase todos os "restaurantes italianos" da cidade são de portugueses que, aparentemente, nem sequer foram a Itália para perceber a filosofia culinária de qualquer das regiões, gastronomicamente muito diversas, do "Bel Paese".
Hoje, descobrimos um dos genuínos num bairro talvez improvável, o de Benfica. 
Provámos o 'antipasto' de 'bresaola', uma 'pizza Napoli' e uma 'pasta alla forma'', ou seja, confecionada em caçarola forrada de Parmigiano.