13/09/2019

GÉNOVA

Dia 13 integralmente dedicado a um renovado passeio pela cidade, apanhando o comboio para ir de Pegli à Piazza Principe.
Percurso a pé em direção à Via Garibaldi (a Strada Nuova), com a sucessão de edifícios de fascinante arquitetura, vários deles ‘Palazzi dei Rolli’. 
.

 .
Na Piazza delle Fontane Marose, para onde se abre a nascente a Via Garibaldi, apanhámos um autocarro de circuito turístico, o que nos permitiu uma panorâmica das zonas centrais, de que selecionámos duas para depois percorrermos a pé: a da 'Cattedrale di San Lorenzo' e sua envolvente, depois a da longa Via XX Settembre, outra montra de grandiosidade arquitetónica, de prédios com belíssimas galerias, na qual passámos por duas igrejas interessantes, a de 'Santo Stefano' e a ‘della Consolazione’.
.





.
Mesmo colado à segunda das referidas igrejas está o MOG, o ‘Mercato Orientale di Genova’, no qual entrámos, e cujo centro, ladeado pelas bancas de frutas, legumes, peixe, carne, queijos e enchidos, leguminosas, especiarias, etc., é ocupado por uma “piazza del gusto”, com múltiplos balcões de restaurantes, onde se escolhe e se leva para uma das mesas no espaço central. No MOG funcionam ainda uma escola de cozinha e uma escola de panificação.
Após o almoço, de gastronomia de ‘fruti di mare’, fizemos a pé o percurso de regresso à Piazza Principe, passando ao longo do Porto Antico. Entre o porto de pesca, o Aquário, um Museo del Mare encerrado e sem um só aviso a explicar porquê, uma irrupção de kitsch... um galeão de piratas! Construído para Polanski fazer o filme com esse nome, tão medíocre e desastroso quanto o próprio galeão, uma espécie de furúnculo no porto de Génova.
.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário