22/09/2018

RIMINI

A cidade que visitámos a seguir foi Rimini. O primeiro monumento que encontrámos, assim que estacionámos o carro, foi a Domus del Chirurgo, um complexo arqueológico que está localizado na Piazza Ferrari e que deve o nome ao seu último proprietário, um médico. A estrutura foi destruída pelo fogo, mas o que dela resta revela-nos mosaicos, mobiliário e decoração que ilustram a vida da antiga Rimini.
.
 .
Muito perto deste local, encontra-se o Museo della Città, onde, para além de elementos do património local vindo de escavações, igrejas e edifícios da cidade, estão também em exposição pinturas, esculturas e cerâmicas, tapeçarias e trabalhos de ourivesaria, o imponente fresco com o Juízo Final da igreja de Sant'Agostino, as obras-primas da escola de Rimini do século XIV, o crucifixo de Giovanni da Rimini...
Também lá se encontrava a exposição 'Federico Fellini - Verso il centenario', que não seguindo o caminho cronológico clássico, apresenta uma sucessão de temas que evocam os muitos mundos vividos e criados por Federico Fellini, nascido em Rimini em 1920.
.
(A última imagem acima é a construção do órgão hidráulico de Leonardo da Vinci)
.
.
Do restante passeio pela cidade, registamos os seguintes lugares e monumentos:
.

A Piazza Cavour, com a Fontana della Pigna, e o mercado de flores na Vecchia Pescheria               .
.
.
A Piazza Tre Martiri                .
 .
.
O Tempio malatestiano               .
.
.
O Castello di Sigismondo Malatesta, ou Castel Sismondo               .
.
.
A ponte de Augusto e Tiberio               .
.
.
O Arco d'Augusto               .
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário